Mundo
RDC: Conselho de Segurança da ONU manifesta apoio ao Roteiro de Luanda
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) manifestou, em Nova Iorque, apoio inabalável aos esforços de mediação de Angola no conflito entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.
Por intermédio de uma nota, a ONU manifestou esta posição através da 2765 de 2024, que estende o mandato da Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) até 20 de Dezembro de 2025, aprovada por unanimidade dos membros, com 15 votos a favor.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas apela o Rwanda e a RDC a cooperarem, plenamente, na implementação do Plano Harmonizado para a Neutralização das Forças Democráticas de Libertação do Rwanda (FDLR), bem como à execução do conceito de operações.
A ONU naquele documento, insta a RDC e o Rwanda a envolverem-se no processo de boa-fé, através da remarcação da Cimeira Tripartida de Alto Nível sobre a Paz e Segurança no Leste daquele país, em Luanda, com vista a alcançar uma solução duradoura e pacífica para o conflito prolongado na região.
Nações Unidas reiteram apoio aos esforços de Luanda para paz na RDC