Mundo
RDC: Comissão cancela votos de mais de 80 candidatos às eleições legislativas e autárquicas
Foram cancelados pela Comissão Eleitoral da República Democrática do Congo (CENI), os votos expressos para 82 candidatos que concorreram às eleições legislativas e autárquicas.
Segundo disse o responsável da CENI, os candidatos em causa estavam envolvidos em actividades ilegais que incluem fraude, posse ilegal de material de votação e intimidação. A fonte que temos vindo a citar, avança que, são no total 82 candidatos que figuram na lista.
Recordar que os congoleses votaram, nos dias 20 e 21 de Dezembro do ano passado em eleições presidenciais, parlamentares e locais em simultâneo.
Os principais candidatos da oposição nas eleições presidenciais divulgaram num comunicado onde perguntaram como, numa eleição simultânea com boletim de voto único, a fraude não poderia ter afectado toda a eleição geral.
A CENI anunciou no dia 31 de Dezembro a reeleição do presidente em exercício, Félix Tshisekedi.
Entretanto, o poderoso grupo de igrejas cristãs exigiu a abertura de um inquérito independente sobre irregularidades e alegadas violações legais observadas durante as eleições gerais de Dezembro.
