África
RDC: Alemanha suspende ajuda financeira ao Ruanda
A Alemanha suspendeu, esta terça-feira, a nova ajuda ao desenvolvimento para o Ruanda e estava a rever os seus compromissos existentes em resposta ao papel da nação africana no conflito na vizinha República Democrática do Congo.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento alemão, Berlim informou o Ruanda com antecedência sobre a medida e pediu que retirasse o apoio ao grupo rebelde M23, que fez avanços no leste do Congo.
O Congo, especialistas da ONU e potências ocidentais acusam o Ruanda de apoiar o grupo. Entretanto, o país africano nega as acusações e diz que está a se defender contra as milícias lideradas pelos hutus étnicos empenhadas em massacrar tutsis no Congo e ameaçar o Ruanda.
O Ministério das Relações Exteriores de Ruanda chamou a acção da Alemanha de “errada e contraproducente”.
“Países como a Alemanha, que têm responsabilidade histórica pela instabilidade recorrente nesta região, deveriam saber que não devem aplicar medidas coercitivas e unilaterais”, disse o Ministério das Relações Exteriores de Ruanda em um comunicado na terça-feira à noite.
O ministério alemão disse também que Berlim prometeu pela última vez ajuda de 93,6 milhões de euros ao Ruanda em Outubro de 2022, para o período de 2022 a 2024.