Connect with us

Politica

RCA: reunião tripartida de Luanda reafirma compromisso de fraternidade na região

Published

on

Os presidentes de Angola, Tchad e da República Centro Africana (RCA) decidiram, nesta quinta-feira, 9 de Fevereiro, em Luanda, continuar os contactos políticos para manter a fraternidade entre os países da região, após apreciarem a situação prevalecente na RCA.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, pontualizou, numa breve declaração à imprensa, que os Chefes de Estado João Lourenço (Angola), Mahamat Idriss Déby Itno (Tchad) e Faustin-Archange Touadéra (RCA) trabalharam de forma empenhada.

O encontro teve lugar no Palácio Presidencial da Cidade Alta, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, na qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África. “As consultas decorreram num ambiente bastante fraternal.

Depois dos três Chefes de Estado trocarem impressões sobre a situação na República Centro Africana decidiram continuar a manter a fraternidade existente entre os países da região, sobretudo quando se trata de situações num dos Estados, neste caso específico na RCA”, declarou Téte António. O chefe da diplomacia angolana lembrou, a propósito, que Angola, sob liderança do Presidente João Lourenço, tem desempenhado um papel “preponderante e determinante” na estabilização da RCA.