Connect with us

Bastidores

Raul Danda candidato a sucessão de Samakuva

Redação

Published

on

O actual vice-presidente da UNITA, Raul Danda pode também entrar na corrida para a sucessão de Isaías Samacuva, segundo fontes do Correio da Kianda.

Avançam as fontes, que pedem anonimato, que Danda surge como Delfim de Isaías Samacuva, que termina este ano o seu mandato, como presidente da UNITA.

Outro nome que é cogitado como “ponta-de-lança” nos bastidores é do actual porta-voz desta organização, Alcides Sakala, que segundo as fontes, não se tem mostrado disponível devido ao seu estado de saúde.

Dizem também as fontes que a família de Alcides Sakala não é a favor da sua candidatura.

Adalberto da Costa Junior, Lukamba Gato, são dois nomes “quase” certos que avançarão para a liderada da UNITA.

Antigo Secretário-geral do Galo Negro que trouxe a UNITA das matas, depois do desaparecimento em combante do líder fundador da UNITA, é visto em alguns sectores deste partido como um homem progressista, que caso ganhe conseguirá trazer alguma inovação dentro da UNITA, devido ao seu caráter empreendedor.

Já o animal politico, Adalberto da Costa Junior, é visto por muitos como um político que “embriaga” a juventude.

Natural de Benguela, é visto por muitos como alguém que pode trazer muito sangue novo a UNITA, e com o seu perfil penetrar em zonas onde o partido dos “maninhos” sempre teve dificuldade, o que seria uma mais valia para esta organização.

Partilha com Raúl Danda uma geração de políticos formados e acompanhados de perto por Jonas Savimbi. Adalberto em Portugal, e Raúl Danda, sobrinho de Nzau Puna que mais tarde desertou da UNITA, no Congo Democrático.