Connect with us

Politica

Ramaphosa agradece esforço de João Lourenço para alcance da paz na RDC

Published

on

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, convidou nesta quinta-feira, 08, o seu homólogo João Lourenço a visitar a África do Sul ainda este ano.

O estadista sul-africano fez estas afirmações no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, no final da sua visita de horas ao nosso país.

“Convidei Sua Excelência Presidente João Lourenço a fazer uma visita à África do Sul ainda este ano, e os pormenores para a visita serão finalizados em tempo oportuno. E isso é, como disse, uma demonstração das relações especiais existentes entre os dois países”, disse.

No seu discurso, Cyril Ramaphosa agradeceu, igualmente, o esforço de Luanda para o alcance da paz na República Democrática do Congo.

“Tive uma abordagem com Sua Excelência Presidente João Lourenço e agradeci pelo esforço que tem mostrado no sentido de mediar a situação que se testemunha neste momento na RDC e as conquistas até agora alcançadas, nomeadamente o cessar-fogo entre a RDC e o Ruanda”, disse e continuou: .

“Achamos que é algo extremamente importante e que deve ser celebrado. Tive a oportunidade de agradecer Sua Excelência o Presidente pelo seu esforço no sentido de alcançar este feito”.

O Chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, tomou posse para o segundo mandato a 19 de Junho, contando com a presença do presidente angolano na sua investidura.

Cesário Zalata, especialista em relações internacionais, diz que os dois Estados têm uma forte preocupação pela paz não apenas na região da SADC como também no resto do continente.

Ouça as declarações no Jornal da Noite, da Rádio Correio da Kianda, em 103.7 FM ou www.correiokianda.info.

Colunistas