Connect with us

Sociedade

Rafael Marques defende a criação de um fundo público para apoiar sociedade civil

Published

on

O jornalista e activista dos direitos humanos, Rafael Marques, defendeu, esta semana em Luanda, a criação, pelo Governo angolano, de um fundo nacional de apoio à sociedade civil.

Ao tecer algumas considerações no acto de lançamento do UFOLO – Centro de Estudos para a Boa Governação, o jornalista, que denuncia vários actos de corrupção na governação do país, há necessidade de criação, pelo Governo angolano, de um fundo nacional de apoio à sociedade civil, e destacou a importância do papel da mesma.

“Sem uma sociedade civil forte, não teremos partidos políticos fortes, não teremos partidos políticos mais dedicados ao serviço público. Porque são muitos anos de guerra, muitos anos de ditadura e temos de reconstruir o tecido da sociedade civil, que é o tecido da sociedade angolana”, explicou Rafael Marques.

Outra das sugestões avançadas foi o recurso a incentivos fiscais a empresas que assumam a filantropia: “Os ricos angolanos, todos aqueles que, de uma ou outra, beneficiaram dos recursos deste país têm o dever de contribuir para que tenhamos uma sociedade mais proativa, sairemos todos a ganhar com uma sociedade que seja capaz de defender os interesses da soberania e dos cidadãos”, enfatizou.

Para Rafael Marques, “era altura de criar um centro que possa congregar a juventude, juntar ideias e gerar iniciativas” que permitam uma intervenção “mais exigente, estruturada e organizada” por parte da sociedade civil

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *