Warning: Undefined variable $post_id in /home/correiok/public_html/wp-content/plugins/facebook-thumb-fixer/output-logic.php on line 4
Connect with us

Sociedade

Quinhentos camiões com mercadoria de Angola proibidos de entrar e sair da RDC

Published

on

O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, fez saber que o Governo angolano continua a acompanhar a situação dos camionistas angolanos que circulam na República Democrática do Congo, depois que conseguiu recentemente chamar a razão do governo do país vizinho das medidas proibitivas unilaterais.

Referir que camionistas angolanos voltaram a ser proibidos de circular na RDC sem visto de imigração já que anteriormente este documento não era exigido.

A decisão surge numa altura em que, o governo angolano decidiu cobrar o mesmo valor da taxa aduaneira de quatro mil dólares, valor que os transportadores angolanos pagam para entrar na RDC.

O Presidente da Associação dos Transportadores de Mercadorias de Angola (ATROMA) disse que desconhece as razões das proibições de entrada dos camiões saídos de Angola para a República Democrática do Congo.

António Gavião Neto avançou que cerca de quinhentos camiões com mercadoria de Angola foram proibidos de entrar e sair da RDC.

De acordo com o Presidente da ATROMA, se não for resolvida a situação, que já dura desde Setembro último, os camionistas partirão para uma greve geral.

O especialista em Relações Internacionais Crisóstomo Chipilica lamentou a situação constrangedora entre os dois países irmãos, que dificulta o comércio internacional.

Em declarações ao Correio da Kianda, Crisóstomo defendeu a criação de um mecanismo de mobilidade a nível da região austral, com objectivo de facilitar o livre comércio regional.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD