Connect with us

Desporto

“Queremos obter os pontos para qualificação ao CAN o quanto antes” – Pedro Gonçalves

Published

on

Após o treino esta manhã no estádio 11 de Novembro, o técnico da Selecção Nacional, Pedro Gonçalves, falou com exclusividade ao Correio da Kianda sobre a preparação dos atletas e expectativa em relação ao jogo com o Ghana, no próximo dia 05, em Kumasi.

Recordar que quatro dias depois, 09, os Palancas Negras recebem, em Luanda, a similar do Sudão, em jogos a contar para corrida ao Campeonato Africano das Nações (CAN).

Leia abaixo a entrevista 

Como está a moral da equipa em torno deste jogo que acontece?

Bom, naturalmente nós seleccionadores queixamo-nos sempre da falta de tempo. Evidente que ontem, porque a maior parte dos jogadores se encontrava em viagem, treinámos apenas com 12 elementos. Já começámos a transmitir um conjunto de ideias que queremos ver implementadas no jogo de quinta-feira. Hoje uma sessão com mais que o dobro, já tivemos 21 jogadores presentes, mais três se irão juntar.

Como está a recuperação do Manuel Benson, tem em mente algum substituto?

O Manuel Benson infelizmente está a padecer de uma lesão que esperemos que não venha a ser grave. Portanto, já fez exames, irá ser reavaliado, é algo preocupante a lesão que enfrenta. De facto, é uma baixa para nós, mas temos construído um capital de confiança com o núcleo de jogadores que está motivado, está determinado em arrancar esta campanha ao próxima CAN, com confiança de que vamos enfrentar uma grande selecção, uma selecção extremamente poderosa em África, recheada de talentos, sobretudo no sector médio-ofensivo, jogadores de primeira linha de elite mundial.

É um grande desafio…

Mas isso a nós também nos motiva. Recentemente jogamos com a selecção ganesa e fizemos dois jogos em que fomos muito competitivos,  jogos muito repartidos, em que em nada fomos inferiores ao adversário. Acreditamos que temos vindo a dar passos no nosso crescimento desportivo.

Qual a expectativa para o próximo jogo?

Vamos nos propor mais uma vez a fazer um grande jogo e conseguir, naturalmente, obter os pontos para que, desde logo, perspectivemos a qualificação ao CAN o quanto antes. Mas o nosso objectivo é, no final dos seis jogos, nós estamos.

Haverá a possibilidade de chamar outro jogador no lugar de Benson?

Existe sempre a possibilidade porque, apesar de nós não fazermos, por norma pública, a pré-convocatória, tínhamos 37 jogadores pré-convocados. Se só convocamos 25, quer dizer que mais 12 estão sinalizados e sabem que a qualquer momento, isto é o normal, têm de ser profissionais, têm de ter espírito de missão, e saber que a qualquer momento podem ser chamados, em virtude de alguma falha que aconteça com algum colega, entretanto, convocado.

Pode-se avançar o nome?

No caso não o iremos concretizar de momento, entendo que não há essa necessidade. Quem está, está bem, está motivado, está determinado. Temos soluções também quando construímos, no fundo, o alinhamento da convocatória, pensamos em tudo isso, em soluções e jogadores que nos permitam flexibilidade tática. Portanto, não há necessidade agora de momento de estar a chamar mais alguém. Contudo, quem está sinalizado sabe que a qualquer momento pode ser chamado.

Colunistas