Connect with us

Lifestyle

Quer emagrecer? Beba chá frio e sinta os efeitos

Published

on

Um grupo de investigadores suíços, da Universidade de Friburgo, utilizou o chá de erva mate, originário da América latina, para a realização de um estudo inédito.

Chávenas de chá sem açúcar foram oferecidas aos 23 voluntários que participaram na experiência. Num dia o chá de erva mate foi servido à temperatura de três graus centígrados, enquanto que noutros foi servido quente, à temperatura de 55 graus.

Cerca de 90 minutos após terem ingerido a bebida, os investigadores mediram a pressão arterial, o batimento cardíaco, a quantidade de sangue bombeado pelo coração, os níveis de oxigénio e de oxidação de gordura dos participantes.

Os dados foram comparados com elementos recolhidos meia hora antes da experiência ter inicio.

Os investigadores do Laboratório de Fisiologia Metabólica e de Medicina Cardiovascular Integrada compararam as respostas do organismo.

O estudo concluiu que o gasto de energia aquando da toma do chá frio aumentou o dobro, comparativamente ao consumo de chá quente.

Os cientistas descobriram ainda que aquela bebida fria promoveu a oxidação de gordura e reduziu o stress metabólico que afeta o coração.

Os investigadores admitiram ser ainda necessário apurar se outros tipos de chá têm os mesmos benefícios para a saúde, quando ingeridos frios em vez de quentes ou a ferver.

O chá de erva mate é uma bebida rica em cafeína consumida sobretudo pela população indígena da América do Sul. E é particularmente apreciado em países como a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e em alguns estados do sul do Brasil.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *