Conecte-se agora

Mundo

Quénia: Líder da oposição promete manter contestação ao resultado das eleições

Redação

Publicados

on

quénia: líder da oposição promete manter contestação ao resultado das eleições - Raila Odinga - Quénia: Líder da oposição promete manter contestação ao resultado das eleições

O líder da oposição do Quénia, Raila Odinga, rejeitou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais, favoráveis ao Presidente cessante Uhuru Kenyatta, defendeu uma nova votação e prometeu manter os protestos nas ruas do país.

Os primeiros comentários públicos do líder da oposição desde o anúncio dos resultados, na segunda-feira, mostram que as tensões políticas e étnicas vão continuar elevadas nos próximos tempos e sugerem que os seus apoiantes podem recorrer para o tribunal para anular as eleições presidenciais pela segunda vez desde agosto.

“Vamos tentar garantir umas eleições livres, justas e credíveis conforme foi decretado pelo Supremo Tribunal”, disse Odinga, acrescentando que “é do nosso interesse fazê-lo o quanto antes”.

O Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, proclamado vencedor da eleição presidencial realizada na quinta-feira, afirmou que a sua vitória foi uma “nova confirmação” da vontade do povo.

A 08 de agosto houve uma primeira eleição presidencial, que Kenyatta também venceu, que foi depois invalidada pelo Supremo Tribunal devido a “irregularidades”.

“Isso não é mais do que uma nova confirmação da vontade” dos eleitores, declarou na segunda-feira Kenyatta, de 56 anos, depois de ser declarado vencedor do sufrágio com 98,26% dos votos.

O Presidente reeleito do Quénia acredita que este resultado também seja contestado na Justiça, mas prometeu respeitar o quadro legal.

Perante a possibilidade de violência popular, Kenyatta apelou à paz: “O vosso vizinho continuará a ser o vosso vizinho apesar do resultado das eleições”.

Raila Odinga, que lidera uma coligação de partidos e movimentos da oposição, boicotou a repetição das eleições presidenciais de quinta-feira, face à ausência de reformas na Comissão Eleitoral, que responsabiliza pelas irregularidades nas presidenciais de 08 de agosto.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (220)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (12)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (57)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD