Connect with us

Politica

Quénia celebra Dia da Língua Portuguesa com actividades lusófonas

Published

on

Assinala-se, hoje, 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma data estabelecida em 2009, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas

O jornal queniano, Daily Nation, destaca, na sua edição de hoje, a comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa com uma matéria baseada nas declarações do embaixador angolano Sianga Abílio, na qualidade de Coordenador do Grupo de Embaixadores da CPLP, na República do Quénia.

O Embaixador, Sianga Abílio, anunciou, em nome do Grupo CPLP, testemunhou nas primeiras horas de hoje a inauguração em Nairobi, de um Centro de Língua Portuguesa, sob a égide de Portugal.

Outra actividade que marcou a data lusófona naquele país anglófono, está a promover uma semana de cinema lusófono e um encontro virtual entre cidadãos que falam português, apesar de não ser país lusófono.

A matéria do jornal aborda também a perspectiva histórica e a influência da Língua Portuguesa na zona costeira da República do Quénia.

A língua portuguesa é actualmente a sétima mais falada do mundo, por cerca de 300 milhões de pessoas em quatro dos cinco continentes.

Apesar de ser a sétima língua mais falada, ela é também língua de trabalho em diversos organismos internacionais.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *