África
Quem é o general que agora assume o poder na Guiné-Bissau?
O até então chefe do Estado-Maior do Exército foi empossado nesta quinta-feira, 27, como Presidente de Transição da Guiné-Bissau, num processo cuja duração permanece indefinida.
Durante a campanha presidencial, Horta Inta-A, conhecido como Horta N’ta, foi visto em várias imagens de militares apoiantes do Presidente cessante, candidato à sua sucessão, Umaro Sissoco Embaló.
Pertencente a etnia Balanta, a mesma de Umaro Embaló, é tido como homem de confiança do chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, Biague Na Ntan.
Era desconhecido da população bissau-guineense, até a chegada de Umaro Sissoco Embaló ao poder em Fevereiro de 2020.
Horta N’ta teve um papel fundamental no resgate de Embaló aquando dos tiroteios no palácio do Governo em Bissau, durante a tentativa de golpe de Estado de 01 de Fevereiro de 2022, sendo visto como militar leal ao Governo.
Na sequência, foi nomeado comandante da Guarda Nacional, chefe do Estado-Maior Particular de Embaló e desde 2023, ocupava o cargo de chefe do Estado-Maior do Exército.
Foi empossado hoje, pelo Alto Comando Militar da Guiné-Bissau. como o Presidente de Transição da Guiné-Bissau, após golpe de Estado anunciado na quarta-feira, 26, considerado pelo analista Denílson Duro, como mais um episódio da longa história de fragilidade dos Estados africanos pós-coloniais.
Militares depõem Presidente Embaló e assumem controlo total da Guiné-Bissau