Connect with us

Mundo

Quem é Mohammad Bashir o novo chefe de Governo da Síria?

Published

on

Mohammad al-Bashir, chefe do auto-proclamado Governo de Salvação Sírio, que administrou Idlib por vários anos, foi há horas encarregado de formar um novo Executivo sírio para supervisionar a fase de transição, segundo fez saber a Al Jazeera.

Detentor de duas licenciaturas, uma em engenharia eléctrica e electrónica pela Universidade de Aleppo (2007) e em direito pela Universidade de Idlib (2021). Nasceu em Idlib em 1983.
Anteriormente, o jovem político actuou como director de Assuntos de Associações e, mais tarde, como ministro do Desenvolvimento e Assuntos Humanitários no Governo de Salvação da Síria em Idlib, em 2022.

E acabou por ser encarregado de formar um Governo de transição depois que o líder do HTS, Abu Mohammad al-Julani, se encontrou com o primeiro-ministro sírio, Mohammad Ghazi al-Jalali, para organizar a transferência de poder com a queda do regime de Bashar al-Assad.

Com a sua nomeação rápida em nome da estabilidade, seguiu-se uma reunião focada em acordos de transferência de poder e evitar o caos no país. O encontro político de alto nível incluiu o comandante da oposição Ahmad al-Shar’ e o ex-primeiro-ministro do regime sírio Mohamed al-Jallali, que foi nomeado para administrar os assuntos do Executivo.

Entretanto, mais reuniões diplomáticas estão a ser realizadas entre o departamento de assuntos políticos da oposição (responsável pela nomeação de al-Bashir) e missões diplomáticas estrangeiras para discutir a segurança e o futuro político da Síria. E nesse quadro diplomático, por exemplo, a Embaixada da Síria na Rússia jogou para baixo a conhecida bandeira do país e hasteou a bandeira de três estrelas vermelhas da oposição síria.

“A embaixada está aberta e trabalha normalmente sob a nova bandeira”, declarou uma fonte da representação síria à Tass, agência pública russa.

Por sua vez, o departamento de assuntos políticos em Damasco reafirmou o seu comprometimento em criar um ambiente seguro para o retorno de sírios e garantir um processo “transparente para abordar questões passadas, com o objectivo de alcançar uma paz duradoura”.

O departamento também enfatizou seu objectivo de promover um papel construtivo para o país na região e globalmente, focando em segurança, justiça e construindo instituições que atendam às aspirações do povo.

Em actualização…

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD