Connect with us

Educação Financeira

Que protector solar deve comprar para o seu tipo de pele?

Published

on

A protecção solar não é uma questão de moda, de ficar bem, é uma questão de saúde. Muitas vezes é a diferença entre ter saúde ou ter um cancro de pele. A pele é maior órgão do corpo humano. 

O uso de protector solar é constantemente recomendado por profissionais especialistas, nomeadamente, dermatologistas. Além de ser um dermocosmético para compor a rotina de cuidados da pele, o filtro solar é um aliado para a saúde: contribui para a prevenção do envelhecimento precoce, ajuda a evitar rugas, linhas de expressão e manchas, além de combater doenças como o cancro de pele e queimaduras solares.

Para aproveitar ao máximo todos esses benefícios, é necessário escolher o melhor protector solar para sua pele.

Como escolher o protector solar ideal para você?

Já ficou em dúvida quando foi escolher um filtro solar? Observando as dicas abaixo, você terá mais facilidade na hora de encontrar o filtro solar que mais combina com a sua pele:

Dica 1 – Considere o seu tipo de pele

A protecção solar é recomendada para todos os tipos de pele. Por isso, conhecer o seu tipo de pele é essencial para saber qual produto é o mais indicado para você.

Pele oleosa e acneica: dê preferência para um filtro solar oil-free (sem óleo na fórmula), não-comedogénico (não obstrui os poros) e de rápida absorção;

Pele seca ou madura: opte por um protector com textura agradável e cremosa, além de fornecer alto poder hidratante e de protecção;

Pele sensível: a melhor opção é um filtro solar com alta proteção contra os raios solares UVA e UVB, acção antioxidante, toque seco e fácil aplicação;

Pele mista: prefira um filtro solar oil-free com rápida absorção e propriedades hidratantes.

Dica 2 – Escolha um protector com FPS adequado

O Factor de Protecção Solar (FPS) é um ponto muito importante no momento da escolha. Ele indica por quanto tempo estaremos protegidos até ser necessária a re-aplicação do filtro solar. A recomendação geral para adultos é utilizar um filtro solar com FPS 30, no mínimo. Peles sensíveis e mais claras já devem optar por FPS 50 ou superior. Todos estes filtros são vendidos em Angola e em Moçambique, principal e adequadamente, em farmácias. 

Dica 3 – Observe se há PPD ou FP-UVA

O Persistent Pigment Darkening (PPD), traduzido para Escurecimento Persistente do Pigmento, ou FP-UVA é um índice numérico que representa o factor de protecção contra a radiação UVA. Para uma protecção eficaz, esse número deve ser, no mínimo, um terço do índice de FPS. Dessa forma, um protetor solar FPS 30 precisa ter um FP-UVA 10. Já um FPS 60 deve conter um FP-UVA igual a 20. 

Dica 4 – Saiba a diferença entre protector solar químico e físico

O filtro solar químico absorve a radiação ultravioleta e forma uma proteção química na pele, bloqueando a penetração da radiação solar. É indicado para todos os tipos de pele.

Já o protector solar físico, também conhecido como inorgânico, possui minerais como o dióxido de titânio e o óxido de zinco em sua composição. Dessa forma, os raios são reflectidos pelo filtro solar.

Os dois tipos de protector solar são eficientes para proteger a pele. A escolha sobre qual usar pode depender tanto da indicação do seu profissional especialista quanto da reacção e sensação que cada filtro provoca após a aplicação.

Quem busca ter uma pele sempre bonita, viçosa e jovem precisa dar a devida importância ao produto capaz de tornar essas características reais: o protector solar.

Muito mais do que proteger contra os raios solares – o que já é suficiente para você adotá-lo em sua rotina -, ele hidrata a pele, evita acne, clareia manchas, reduz a aparência de rugas, evita o envelhecimento precoce, e assim por diante. A lista é longa.

Certo de que precisa investir em um FPS, mas agora está na dúvida de qual é ideal para você? Nós ajudamos! Vamos explicar melhor sobre esse produto para cada tipo de pele neste artigo.

O que é FPS?

FPS é a sigla para Factor de Protecção Solar e indica quanto tempo o produto vai proteger a sua pele contra os raios UVA, enquanto o PPD (Persistent Pigment Darkening – valor que se refere ao fator de protecção contra a radiação) indica a proteção UVA.

Para saber quanto tempo ele dura, é importante analisar o número que acompanha a sigla. Por exemplo: um protector FPS 50 – multiplique o 50 por 10 -, dura 500 minutos (8 horas). 

Lembrando que o PPD deve ser de, no mínimo, um terço do valor do FPS, para o protector realmente fazer um bom efeito na pele.

O que é UVA e UVB?

O protector solar tem a função de evitar as radiações UVA e UVB. 

UVB: menos profunda, responsável pelas queimaduras e vermelhidão da pele. Mais intensa entre 10h e 16h. 

UVA: mais profunda, sendo a principal causa do cancro da pele e do envelhecimento precoce.

Ao analisar os protectores, é importante se atentar às estrelas, sendo que 4 significa alta protecção. Em números, deve ter mais que 9 para garantir alta protecção UVA. 

A quantidade varia muito, mas, de forma geral, indica-se:

  • 5 ml* no rosto e no pescoço;
  • 10 ml para a frente e trás do tronco;
  • 5 ml para cada braço;

– 15 ml* para frente de cada perna e 15 ml para a parte de trás.

–  * 5 ml equivale a uma colher de chá, 10 ml a duas colheres de chá e 15 ml a uma colher de sopa.