Sociedade
Quatro marinheiros desaparecidos há onze dias no mar. Governo do Namibe sem meios para buscas
Quatro marinheiros que seguiam a bordo de uma embarcação artesanal, estão desaparecidos há onze dias nos mares do município do Tômbua, província do Namibe.
Trata-se da embarcação Lula 10 com a matrícula Q/12/05 que está desaparecida com os seus quatro ocupantes, que se fizeram ao mar no passado dia 4 de Outubro corrente.
A revelação é do chefe de segurança marítima da capitania do Porto do Namibe, Almino Yongonga, que revelou ainda que já solicitaram ao governo provincial apoio aéreo para localizar a embarcação.
A capitania do porto do Namibe diz que tem falta de meios para as operações de busca e salvamento dos desaparecidos.
Sobre as operações de busca e salvamento, Almino Yongonga disse que as duas embarcações que a capitania do Porto possui estão avariadas.
“Temos duas embarcações. Uma de 16 metros, está com problemas técnicos, e uma embarcação maior que é de busca e salvamento, também está com problemas técnicos”, disse.
A solução encontrada, de acordo com o responsável, foi recorrer ao governo provincial, que entretanto, também solicitou ao governo central “em Luanda para poder fornecer um avião para ir fazendo buscas”.
“Sem embarcações para procurar, sem aviação presente, fica mesmo muito complicado”, desabafou.
Dados estatísticos da Capitania do Porto do Namibe apontam para nove marinheiros que se encontram desaparecidos desde janeiro nos mares daquela província do litoral sul.
“No total já são duas embarcações. Uma Taimi outra Lula, todas do Tômbua, uma com cinco marinheiro e outra com quatro. Neste momento são nove tripulantes desaparecidos nesses 10 meses de 2024”, avançou.
Sublinhar que no último domingo foi resgatado um cadáver na orla marítima do Tômbua. Entretanto, as autoridades provinciais garantem que o cidadão em causa não consta da lista dos pescadores que se encontram desaparecidos há 11 dias.