Connect with us

Mundo

Quase vinte Chefes de Estado e de Governo presentes na tomada de posse de Ramaphosa

Published

on

Pelo menos 18 Chefes de Estado e de Governo, incluindo João Lourenço, e três antigos presidentes participam, esta quarta-feira, na cerimónia de tomada de posse do Presidente eleito sul-africano, Cyril Ramaphosa, informa um comunicado da presidência, retomado pela agência SAnews.

Encontram-se em Pretória para a investidura dignitários de todo o mundo – incluindo actuais e antigos Chefes de Estado e de Governo – representantes de organizações e organismos regionais, continentais e internacionais, como a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a União Africana (UA) e as Nações Unidas (ONU)”, lê-se no comunicado.

A cerimónia teve início uma programação cultural para o público nos gramados sul do Union Buildings (Pretória), às 9h00 (hora local), e os procedimentos formais terão início às 11h00.

Na última sexta-feira, a Assembleia Nacional da África do Sul reelegeu Ramaphosa para liderar o país, apesar de ter perdido a maioria absoluta nas eleições de 29 de Maio.

O partido de Ramaphosa, o histórico Congresso Nacional Africano (ANC), obteve 40,20% dos votos e 159 dos 400 lugares no parlamento, enquanto o PD, herdeiro da liderança política branca que se opôs ao apartheid, obteve 21,81% dos votos e 87 lugares.

O ANC perdeu a sua maioria absoluta pela primeira vez desde as eleições de 1994, quando Nelson Mandela se tornou o primeiro presidente negro do país e o regime segregacionista do apartheid (1948-1994) foi abolido.