África

Quase 50 Chefes de Estado e de Governo presentes em Luanda na Cimeira UA-UE

Publicado

em

Um total de 47 Chefes de Estado e Governo estarão presentes em Luanda para a sétima Cimeira União Africana – União Europeia, a ter lugar na capital angolana, de 24 a 25 de Novembro – primeiro evento a decorrer no Salão Protocolar da Presidência da República, inaugurado pelo presidente João Lourenço, no passado dia 11 de Novembro, no âmbito das comemorações dos 50 Anos de Independência Nacional.

A informação foi avançada esta manhã, em Conferência de Imprensa da Comissão Multissectorial, que decorre, neste momento, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), dirigida pelo Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas.

Do lado africano, estão confirmados 29 Chefes de Estado e de Governo, totalizando 49 representantes, dos 55 países do continente, sendo que seis países não estarão presentes por estarem sob regime de sanções e, por isso, não podem participar das reuniões da organização continental.

“Da União Europeia, estão confirmadas as presenças de um total de dezoito Chefes de Estado e de Governo com representação garantida dos 27 países europeus”, assegurou hoje, a embaixadora da União Europeia em Angola.

Rosário Bento Pais fez recordar que o bloco europeu é o primeiro parceiro comercial de África e o primeiro investidor em larga margem.

“A prosperidade do investimento é de interesse mútuo da União Europeia e da União Africana. Somos o primeiro parceiro comercial de África e o primeiro investidor em larga margem e também primeiro parceiro em questões de paz e humanitária”, realçou.

A sétima Cimeira UA-UE, que tem como marco as celebrações do 25º aniversário da parceria entre os dois blocos, que coincide com a presidência rotativa angolana da União Africana, decorre sob o lema “Promovendo a paz e a prosperidade por meio do multilateralismo eficaz”.

“Com este tema, queremos amplificar a presença, voz e defesa dos interesses africanos no contexto internacional”, explicou o Director da Direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Jorge Catarino Cardoso.

Em paralelo à Cimeira estão previstos outros eventos, como o Fórum sobre a Juventude e a Sociedade Civil, a decorrer nos dias 20 e 21 de Novembro, “para estudar as políticas da juventude e como o continente está a fazer as promoções e ter atenção aos anseios dos jovens nas tomada de decisões” e o Fórum de Negócios UA-UE, cujo objectivo é “promover as trocas comercias entre os dois continentes e colocar num mesmo espaço aqueles que fazem a conexão entre povos que são as empresas, apresentando oportunidades de negócios que existem”, disse o Embaixador Jorge Catarino Cardoso.

Conforme o Correio da Kianda divulgou anteriormente, já estão confirmadas em Luanda as presenças da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o líder do Conselho Europeu, António Costa. A Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Kaja Kallas, também confirmou presença em Luanda.

Von der Leyen e António Costa confirmados em Luanda na Cimeira União Europeia-União Africana

Actualizado às 13:04

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version