Economia
Quase 20 embaixadores acreditados em Angola visitam Huambo e Corredor do Lobito
Uma comitiva composta por 18 embaixadores acreditados em Angola visitou esta terça-feira, 01 de Abril, os projectos do Corredor do Lobito, partindo de Benguela ao Huambo, onde tomaram contacto com várias infraestruturas.
Promovido pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, a comitiva integrou também representantes da União Europeia.
O embaixador interino dos Estados Unidos da América e encarregado de negócios, James Torrys, disse que a política do Presidente Donald Trump continua comprometido com a comunidade internacional e com Angola em particular, para a promoção das prosperidade da nação.
“Estamos fazendo grandes investimentos aqui em Angola e queremos promover a prosperidade e trabalhar em conjunto com a comunidade internacional e também com o governo de Angola”, afirmou.
O diplomata americano destacou o projecto de energia solar, entre os investimentos em curso.
Por sua vez, a União Europeia tem várias empresas estratégicas no Corredor do Lobito, sobretudo no domínio da produção agrícola, electricidade e formação técnica de quadros, para o crescimento económico do projecto.
Duas destas infraestruturas da União Europeia estão no Huambo, nomeadamente a plataforma logística da Cahala que vai albergar a produção e o Pólo de Desenvolvimento Industrial.
Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola, disse que aquele bloco continental tem três empresas a operar no projecto em consórcio.
O objectivo, disse a diplomática, é garantir o desenvolvimento sustentável do Corredor do Lobito, para a sua transformação em corredor económico.
Já o governador do Huambo, Pereira Alfredo, congratulou-se com a visita, a julgar pela manifestação do corpo diplomático com intenção de investir nas infraestruturas do Corredor do Lobito.