Desporto
Quase 100 mil pessoas e 1200 jornalistas de 30 países comparecem ao velório de Pelé
O corpo de Edson Arantes do Nascimento “Pelé” será sepultado hoje, 3, no Memorial Necrópole Ecumênica, após o velório na Vila Belmiro, que teve início nesta segunda-feira, às 14h de Angola.
Antes do sepultamento, reservado apenas para familiares, está previsto o cortejo com o corpo de Pelé pelas ruas de Santos. O cortejo incluirá passagem onde vive dona Celeste, mãe de Pelé, que tem 100 anos de idade.
O sepultamento será exclusivo para familiares e acontecerá no cemitério vertical em que Pelé adquiriu um lóculo, nome dado ao jazigo elevado, em 2003. O local tem vista para a Vila Belmiro.
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, irá ao velório por volta das 9h do Brasil e 13h de Angola, de hoje. O Santos vai encerrar as homenagens na Vila Belmiro às 10h (hora local), para então começar os preparativos do cortejo.
Nesta segunda-feira, diversas figuras da política e do desporto foram até o estádio do Santos prestar uma última homenagem ao “Desportista do Século”, adeptos e fã de todo Brasil e arredores estiveram presentes.
Números
O clube de futebol Santos afirma que cerca de 80 mil pessoas estiveram no velório nas primeiras 12 horas.
A solenidade terminará às 10h desta terça. O público pode ultrapassar 100 mil.
Mais de 1200 jornalistas foram credenciados, de mais de 30 países.
O velório recebeu profissionais da Arábia Saudita, Armênia, Qatar, Turquia e Ucrânia, por exemplo.
Mais de 300 coroas de flores foram enviadas a Pelé, de nomes como Neymar, Ronaldo e Romário, e também de Boninho, do governo da Coreia do Sul e da dupla Edson & Hudson.
A lista de convidados e autoridades ultrapassou 7 mil pessoas.
A Vila Belmiro recebeu chefes de Estado de países de todos os continentes.