Connect with us

Economia

Quarenta anos depois Angola volta exportar minério

Published

on

Mais de 40 anos depois da última vez que uma empresa angolana exportou minério, a companhia de Siderurgia do Cuchi, na província do Cuando Cubango, carregou no último domingo, um navio, no porto do Namibe, com mais de 61 mil toneladas com destino à República Popular da China.

São no total 61.650 toneladas que a Companhia Siderúrgica do Cuchi S.A. (CSC) carregou num navio atracado, a propósito, no terminal de Sacomar do Porto do Namibe, com destino à China para a produção de ferro.

A nota de imprensa enviada ao Correio da Kianda refere que para a efectivação da operação a CSC contou com a intervenção dos ministérios dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, dos Transportes bem como da Indústria e Comércio, para a ultrapassar os constrangimentos burocráticos que foras surgindo.

Acrescenta que a operação de exportação foi iniciada em Fevereiro deste ano e só agora, com a intervenção destes departamentos ministeriais, é que foi possível finalizar a operação. A intervenção dos três departamentos ministeriais serviu para a criação de infra-estruturas e logística para operacionalidade e produção da mina de Cutato, tendo sido necessário a realização de trabalhos de adaptação do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes para o transporte do minério, a partir da estação do Cuvango (Huila) até ao Terminal Portuário de Sacomar na província do Namibe.

Outra intervenção realizada foi a reparação da Ponte Cais do referido terminal, depois de algum tempo inoperante, o que permitiu a atracagem do navio de grande porte.

A Companhia Siderúrgica do Cuchi, S.A, é uma empresa de direito angolano, criada ao abrigo do Decreto Presidencial n.º 18/15, de 20 de Abril e está vocacionada a exploração de minério de ferro, bem como na transformação e a comercialização de ferro gusa, principal matéria-prima para a produção de aço e ferro fundido, incluindo a importação e exportação de produtos siderúrgicos.

Está localizada na província do Cuando Cubango, estando a siderurgia no município do Cuchi e a mina na comuna do Cutato.