Connect with us

Educação Financeira

Quanto gasta no seu pequeno-almoço? Onde normalmente tem esta refeição?

Published

on

Pequeno-almoço, mata-bicho são duas expressões sinónimas que significam a primeira refeição do dia e os entendidos consideram que é a mais importante, pois o corpo humano entre o jantar e esta refeição pode passar entre 10 a 12 horas, o que é quase ou é mesmo meio-dia.

Do inquérito que fiz a 128 pessoas por via de perguntas de rua, entrevistas realizadas nos primeiros dias de Março de 2024, no centro da cidade de Luanda e no Camama, tanto a homens e mulheres, de 20 aos 40 anos de idade, cheguei às seguintes conclusão:

– 70% das pessoas não tomam o pequeno almoço em casa;
– As que tomam a 1ª refeição em casa, limita-se a água, refrigerantes;
– As que comem na rua, 50% limita-se a comer magogas (14%), ginguba (amendoim): 20%, mandioca assada ou cozida: 50%, banana assada: 10% e 6% tomam café/chá e um bolo;
– As pessoas não gastam mais de Kz 500 por dia nesta refeição;
– Todas as pessoas disseram que verão com outros olhos se os preços continuarem a subir, isto é, terão que mudar de hábitos alimentares;
– Levar comida de casa para o seu posto de trabalho é uma raridade;
– Beber leite que é lacticínio é inexistente enquanto rotina, sendo que o consumo de iogurtes é de consumo inexistente;
– Percebe-se que a variedade alimentar, de dia para dia, é inexistente igualmente. Comer fruta, por exemplo, é uma não-prática;
– Se o que comem é suficiente par aguentar o dia até à próxima refeição, a resposta foi unânime, não e têm a noção de que a produtividade, a concentração, a saúde delas e deles está em causa.

Cara leitora, caro leitor:

A sua saúde, o seu brilho dos olhos e da pele, é representativa do que come, como se cuida. Dispense mordomias desnecessárias com a preocupação em demasia em querer mostrar aos outros algo, ter telemóveis caros, luxos em geral, pois o maior e mais belo Activo que existe no mundo é você. Cada um de nós temos o devir de nos cuidarmos da melhor forma.

Tomar o pequeno-almoço é uma excelente forma de começar um dia, dia que tem que te ter o seu cunho pessoal, pois todo o processo tem um fim, que é o Propósito, e este é a sua/nossa melhor qualidade de vida possível.

Mês de Março – Mês da Mulher

*Imagem criada por Inteligência Artificial