Connect with us

Educação Financeira

Quanto custa ter um animal de estimação em Angola ?

Published

on

Pensa em ter um animal de estimação como um cão/cadela, um gato/gata, isto para falar destes animais mais comuns em Angola ? Tem a sua criança em casa a pedir um animal para ter em casa e o desejo é que possa receber no seu aniversário ou pelo Natal, e agora o que pode ou deve fazer?

Ter um animal é acima de tudo uma grande responsabilidade. É uma responsabilidade fixa que merece ter boas condições para poder ter saúde, crescer, desenvolver-se, ter alimentos variados, água, uma «caminha» e, claro, amor. E como tudo custa dinheiro para se manter, a parte financeira também chamada.

De uma pesquisa por várias clínicas veterinárias no centro de Luanda, de lojas de venda de comida para cães e gatos, de acessórios para eles, chegou-se a algumas conclusões para no final deixar uns conselhos úteis para se decidir se compra um animal ou não.

– Comprar um caniche ou outra raça de cão de pernas curtas custa entre Kz 20 mil a Kz 40 000. Se for numa loja, o preço tende a subir.
– Comprar cães com maior envergadura como: Pastores Alemães, Belgas e equiparados, os preços são mais de Kz 200 000.
– As primeiras consultas rondam entre os Kz 10 mil a Kz 30 000, para cachorros de boa saúde.
– Ao longo do ano, com tosquias, corte de unhas (animais de pêlo longo), pode chegar facilmente aos Kz 50 000.
– Comida para cachorros pode gastar facilmente até Kz 10 000 para animais de «rodas baixas». Para animais grandes, multiplique vezes 4 mil a 5 mil os Kz 10 000.
– Desparasitação uns Kz 10 a 15 000 por ano.
– Acessórios para o seu animal brincar, pode gastar Kz 5 mil a Kz 20 000.

Como pode ler o caro leitor, que ter um só animal pode implicar gastos de Kz 100 mil a 500 000 por ano. Tudo depende do tipo de animal tamanho e os cuidados que tem com ele. É um membro da família que para quem tem um, sabe qual é a diferença ter um animal e não ter.

Deve juntar estes valores aos outros que já tem para viver e para isso deve separar os gastos com a clínica veterinária e nas lojas de animais. Se o seu gatinho faz parte da sua família, os gastos também são seus.

Ter um animal é uma coisa muito boa. Aumenta os nossos níveis de energias positivas, mas apenas alguns/algumas têm condições para ter um animal e tem perfil de amor para cuidar de animais. Se não tem esse perfil, evite ter um animal. Deixe para quem pode e para quem pode cuidar.

Até para a semana.