Educação Financeira
Quando deve vender o seu carro usado?
O seu carro está a dar demasiados problemas, custos com oficinas, com peças de carros, com mão-de-obra, deve pensar seriamente, se é o tempo de trocar de «arrumar» o seu carro. Este artigo visa ajudar as donas e os donos de carros usados sobre o que fazer quando os gastos são excessivos e o uso do carro é reduzido.
Algumas épocas são mais fáceis e favoráveis para você que quer vender carro usado. Veja, quais são elas e dicas para vender o seu carro. Seja por causa de uma crise financeira, gastos recorrentes com a manutenção ou até mesmo para realizar o sonho de adquirir um novo veículo, vender o seu carro envolve muito mais do que criar um anúncio actrativo na internet, colar uma folha A4 num dos vidros do seu carro a dizer tipo:
– “Gostou, liga”, mais o o número de contacto de quem vende a viatura.
Para que o você não saia no prejuízo na hora da venda, é preciso pensar em factores como desvalorização do carro, condições do carro, onde vender, a quem e que impostos e taxas estão associados à venda de um carro.
Qual é a melhor época para vender meu carro usado ?
Geralmente, as épocas mais vantajosas para quem vende carros usados são aquelas em que os possíveis compradores estão com mais dinheiro no bolso, como no fim de ano, término do mês ou até mesmo em datas específicas, como pagamento do subsídio de férias e/ou subsídio de Natal, ou ainda no recebimento de abonos por parte das empresas, como por exemplo, prémios das empresas, por produtividade, etc. Entretanto, vale sempre deixar claro que o comércio automóvel acontece durante todos os meses do ano.
De Setembro a Dezembro, muitas empresas tendem a liberar mais dinheiro através do pagamento do 13º salário e férias. É melhor priorizar vender seu carro nessa parte do ano.
Já de Janeiro até Março, muitas pessoas estão pagando diversas contas e obrigações derivadas do início de cada ano além dos gastos com presentes e viagem referente ao mês de Dezembro que possam ter sido comprados com recurso a crédito. Desta forma, esses meses podem ser de pouca procura para compra de veículo, mas é um momento em que é bem comum o aumento das vendas de carro justamente para quitar estas dívidas.
Alternativamente, você pode optar por vender seu carro para comerciantes/stands de carros. Eles costumam ter um «apetite» mais constante durante todos os meses, já que podem aproveitar para comprar em meses de baixa procura para vender com lucro nos meses de alta procura. No entanto, é justamente por aproveitar estas demandas que os lojistas acabam por pagar menos pelos carros e mesmo modelos impecáveis acabam sendo comprados por preços bem abaixo do preço de mercado do carro.
Aspectos que demonstram a necessidade de troca
1. Gastos inesperados e constantes
Se você está com altos custos graças a manutenção recorrente do carro, avarias, reparações profundas como as relacionadas com motor, caixa de velocidades, por exemplo, acenda a luz vermelha. Afinal, quanto maiores os valores das manutenções, menor será a parcela que você vai recuperar do dinheiro investido. Uma boa dica é pensar seriamente em uma troca quando as manutenções ultrapassarem 10% o valor de mercado do veículo. Inclua, o número de quilómetros rodados é um indicador que deve ser levado em conta na hora de você decidir sobre a venda do seu carro.
2. Boas ofertas
Uma dica valiosa para quem está no mercado em busca de um bom negócio é aproveitar as oportunidades, ou seja, não deixe escapar boas ofertas. Elas acontecem principalmente para quem adquire um carro com saídas garantidas e que estejam com tudo em dia.
Por isso, é fundamental que você realize uma pesquisa sobre os automóveis que menos se desvalorizam antes de efetuar uma troca, com o objectivo de manter boas negociações.
3. Manutenção recorrente
Levar o carro muitas vezes ao mecânico só irá te trazer custos e perda de tempo, pois esses gastos não terão retorno na hora da venda devido a depreciação do veículo.
Se o carro vem apresentando problemas na parte mecânica, além de ter que realizar reparações demoradas e onerosas (caras), a melhor solução é negociar com o futuro comprador o abatimento do valor das manutenções no carro. Nesse caso, pode acabar sendo melhor para ambas as partes, além de você economizar!
4. Necessidade de actualização do modelo
Muita gente não fica mais do que cinco anos com o mesmo veículo, fazendo trocas constantes em busca de modelos mais novos e modernos.
Portanto, se o seu carro já está ultrapassado, com a quilometragem bem alta, causando insatisfações, saiba que o momento é propício para uma revenda.
5. Pondere a troca por um carro novo ou semi-usado mais pequeno
Tem um carro grande mas antigo, que ainda por cima faz gastar muito dinheiro na oficina, pondere a compra de um carro mais pequeno, novo ou semi-usado, que tem níveis de consumo de combustível mais baixo, com uma mecânica mais simples.
6. Gastar na oficina ou ficar sem carro
Faça as contas e analise, se vale a pena «empatar» dinheiro na oficina e no seu carro ou ficar sem carro e com o que gastará de táxi personalizado, levará a ter mais dinheiro no bolso e a perda de qualidade de vida não é perdida.
7. Troca de carro
Conhece alguém que tem um carro estimado e está disponível para trocar, mesmo que envolva alguma compensação financeira? Avalie essa possibilidade…
8. Venda o seu carro e tente importar um semi-usado do Dubai
Pense na venda do seu carro e tente importar um semi-usado do Dubai para ter uma viatura que esteja à medida das suas necessidades.
9. Não venda. Coloque o seu carro numa plataforma de táxi
Não venda. Coloque o seu carro numa plataforma de táxi e com o dinheiro que ganha mensalmente, poderá ter disponibilidades para ter um outro carro.
10. Não burle as pessoas quanto ao estado do seu carro
Vender um carro é um acto de grande responsabilidade. Venda bem e seja sério com quem pretende comprar a sua viatura. Evite problemas e constrangimentos. Uma má venda pode significar ter menos dinheiro para comprar outro carro.
Ter um carro em Angola e em Moçambique não é um luxo. É uma necessidade. Zele e faça as manutenções de acordo com o fabricante do seu carro. Um carro estimado vale sempre mais.