Connect with us

Mundo

Qatar vai fornecer gás à Alemanha por 15 anos

Published

on

A Alemanha deve receber novos fluxos de gás natural liquefeito (GNL) do Qatar a partir de 2026, depois que a QatarEnergy e a ConocoPhillips assinaram na terça-feira, 29, dois acordos de compra e venda para a sua exportação, cobrindo pelo menos 15 anos.

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em Fevereiro, a competição pelo GNL tornou-se intensa, com a Europa, em particular, precisando de grandes quantidades para ajudar a substituir o gasoduto russo que costumava representar quase 40% das importações do continente.

O acordo, o primeiro desse tipo para a Europa a partir do projecto de expansão North Field do Qatar, fornecerá à Alemanha 2 milhões de toneladas de GNL, anualmente, chegando de Ras Laffan, no Qatar, ao terminal de GNL no norte da Alemanha, em Brunsbuettel, disse o executivo-chefe da QatarEnergy.

“(Os acordos) marcam o primeiro contrato de fornecimento de GNL de longo prazo para a Alemanha, com um período de fornecimento que se estende por pelo menos 15 anos, contribuindo assim para a segurança energética de longo prazo da Alemanha”, disse Saad al-Kaabi em uma notícia conjunta. conferência com o CEO da ConocoPhillips, Ryan Lance.

Uma subsidiária da ConocoPhillips comprará as quantidades acordadas para serem entregues no terminal de recebimento alemão, que está em desenvolvimento.

A QatarEnergy e as empresas de serviços públicos alemãs vêm discutindo acordos de longo prazo de GNL durante grande parte deste ano, enquanto Berlim busca alternativas para a Rússia, que é o maior fornecedor de gás da Alemanha.

A maior economia da Europa, que depende principalmente do gás natural para alimentar a sua indústria, pretende substituir todas as importações de energia da Rússia até meados de 2024.

Por Reuters