Connect with us

Mundo

Putin incentiva militares ucranianos a tomar o poder

Published

on

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, incentivou esta sexta-feira os militares de Ucrânia a tomar o poder e disse que com eles “será mais fácil chegar a um acordo” para pôr fim à operação militar russa que começou nesta quinta.

“Tomem o poder nas vossas mãos! Pelos vistos com vocês será mais fácil chegar a um acordo do que com essa grupo de drogaditos e neonazis que se assentou em Kiev e sequestrou todo o povo ucraniano”, afirmou Putin numa reunião com o Conselho de Segurança da Rússia dedicada à operação militar.

O presidente russo pediu aos militares ucranianos para “não permitir que os neonazis e seguidores de (o colaboracionista ucraniano Stepan) Bandera que utilizem os vossos filhos, as vossas mulheres e idosos como escudos humanos”.

Horas antes, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tinha pedido a Putin para se sentar à mesa de negociações, uma opção que o Kremlin ainda não descartou, mas também não deu uma resposta clara.

Nesta quinta-feira, depois do primeiro dia da invasão russa, Zelesnki denunciou que o propósito do ataque é tirá-lo do poder.

“Segundo a nossa informação, sou o objetivo número um do inimigo. A minha família é o segundo. Querem destruir a Ucrânia politicamente ao destruir o chefe de Estado”, afirmou.

 

EFE

Colunistas