Connect with us

Mundo

Putin e Ramaphosa debatem preparativos de cimeira do BRICS

Published

on

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, debateram ontem, em conversa telefónica, os preparativos para a próxima cimeira do bloco BRICS em Joanesburgo, anunciou o Kremlin.

“Manifestou-se a disponibilidade mútua para continuar a interação construtiva sobre a agenda internacional, incluindo os preparativos para a próxima cimeira dos países BRICS [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul], a realizar em 23 e 24 de Agosto em Joanesburgo”, afirmou a Presidência russa em comunicado citado pela agência Lusa.

Putin participará na cimeira por videoconferência devido ao mandado de captura emitido contra si pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por alegados crimes de guerra na Ucrânia.

De acordo com o TPI, o mandado de captura de Putin foi emitido devido a indícios do seu envolvimento na deportação de crianças ucranianas.

Dada a impossibilidade de Putin se deslocar à África do Sul, que seria obrigada a detê-lo, a delegação russa será chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.

De acordo com o Kremlin, durante a conversa, o Presidente sul-africano “avaliou positivamente os resultados da recente cimeira Rússia-África realizada em São Petersburgo, que conduzirá, sem dúvida, ao reforço futuro da cooperação entre a Rússia e os países africanos”.

Os dois líderes, segundo a Presidência russa, também debateram “uma série de questões de cooperação prática entre a Rússia e a África do Sul, com ênfase no reforço das relações comerciais, económicas e de investimento”.