África
Putin deseja que Sissoco Embaló continue presidente da Guiné-Bissau
O Presidente russo, Vladimir Putin, desejou esta quarta-feira, 26, “boa sorte” a Umaro Sissoco Embaló nas eleições presidenciais para que continue no cargo e mantenha as boas relações entre a Rússia e a Guiné-Bissau, durante uma conversa mantida no Kremlin, no âmbito da sua visita de estado à Rússia.
O líder russo observou que “sabe que este ano o país africano vai organizar eleições e que espera que seja apoiado para que Umaro Sissoco Embaló continue as actividades enquanto Presidente, porque as boas relações entre os nossos dois países devem-se à sua personalidade e desenvolvem-se com o seu apoio”.
Vladimir Putin afirmou ainda que a Rússia vai continuar a apoiar a formação de quadros civis e militares da Guiné-Bissau e destacou que aumentou a quota de bolsas para o país africano lusófono, não deixando de enaltecer as “boas relações” com a Guiné-Bissau, que disse datam de há 52 anos já, e desejou as boas-vindas a Sissoco Embalo.
O Presidente guineense agradeceu o apoio que a Rússia sempre deu à Guiné-Bissau desde o período da luta pela independência o que, disse, o país deve “por toda a vida”, e o aumento da quota de formação de quadros civis e militares nas instituições russas.
Umaro Sissoco Embaló sublinhou, igualmente, expressando-se em francês, que algumas empresas russas já estão a actuar na Guiné-Bissau.
Pingback: Especialistas antevêem expansão da influência russa em África através da Guiné-Bissau - Correio da Kianda - Notícias de Angola