Mundo

Putin avisa: Médio Oriente está “à beira de uma guerra total”

Publicado

em

O Presidente russo, Vladimir Putin, avisou hoje que o Médio Oriente está “à beira de uma guerra total”, referindo-se à escalada crescente dos conflitos entre os vários países da região.

“Os combates espalharam-se para o Líbano. Outros países da região também são afectados. O grau de confronto entre Israel e o Irão aumentou acentuadamente. Tudo isto se assemelha a uma reação em cadeia e coloca todo o Médio Oriente à beira de uma guerra total”, alertou Putin, num discurso realizado na cimeira dos BRICS, em Kazan, Rússia.

A guerra no Médio Oriente começou com ataques inesperados, realizados em solo israelita no dia 07 de Outubro de 2023, perpetrados por militantes do Hamas, levando o Governo de Israel a prometer aniquilar o grupo e a iniciar uma poderosa contraofensiva.

Fim da ajuda

A Defesa Civil da Faixa de Gaza anunciou hoje que já não tem condições para prosseguir o seu trabalho de socorro no norte do território palestiniano devido às “ameaças” israelitas às suas equipas.

Com o anúncio de mais uma nova ofensiva no norte da Faixa de Gaza, em particular em torno de Jabalia, este órgão afirmou ter como alvo os combatentes do movimento islamita palestiniano Hamas que ali estavam a reorganizar-se.

O porta-voz do serviço de primeiros socorros, Mahmud Bassal, citado pela agência de notícias francesa, AFP, destacou que lamenta não poder continuar a prestar serviços humanitários aos cidadãos do norte da Faixa de Gaza devido às ameaças das forças de ocupação israelitas de matar e bombardear as suas equipas, se estas permanecerem no campo de refugiados de Jabalia.

Com Delgado Teixeira 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version