Mundo
Putin acusa Kiev de tentar “atingir central nuclear” de Kursk
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou esta quinta-feira, 22, a Ucrânia de tentativa de ataque à central nuclear de Kursk, na região russa com o mesmo nome alvo de uma ofensiva de Kyiv, que já rejeitou as alegações.
“O inimigo tentou atingir a central nuclear durante a noite”, disse o Presidente russo durante uma reunião transmitida na televisão com membros do seu executivo e governadores das regiões fronteiriças da Ucrânia, mas sem detalhes.
Em reacção, Kiev rejeitou a acusação de Putin, comentando que “o cenário desejado pela Rússia, segundo o qual as Forças Armadas da Ucrânia atacariam a Central Nuclear de Kursk para as acusar de terrorismo nuclear, não se sustenta”.
Citado pelo jornal Kiev Independent, o chefe do departamento de combate à desinformação do Conselho Nacional de Segurança Nacional e Defesa, Andrí Kovalenko, devolveu a acusação a Moscovo, ao referir que “tudo aponta para que a Rússia possa levar a cabo esta provocação sozinha” para acusar a Ucrânia perante a opinião pública internacional.