Connect with us

Economia

Pumangol passa ser propriedade exclusiva da Sonangol

Published

on

A empresa petrolífera Nacional, Sonangol E.P, informou na passada quinta-feira,16, ter concluído o processo de aquisição da Pumangol, conforme o processo iniciado em 16 de Abril, com a venda das acções da empresa pública na Puma Energy à Trafigura.

De acordo com comunicado da petrolífera, a que o Correio da Kianda teve acesso, esta venda, anunciada em 16 de Abril, representou a alienação, para a empresa Trafigura, dos 31,78% da participação da Sonangol na Puma Energy, pelo valor de 600 milhões de dólares.

“A saída da Sonangol da estrutura acionista da Puma Energy e a aquisição da Pumangol representam a concretização de um objetivo estratégico da Sonangol e um passo firme no programa de privatizações da empresa, bem como significa a aquisição de um reforço ao seu ‘core business’ de uma empresa rentável e com ativos valiosos”, lê-se na nota.

O documento refere ainda que “a conclusão deste processo seguiu os trâmites e aprovações regulatórias necessárias e representa a saída oficial da Sonangol da estrutura accionista da Puma Energy, com a qual a Pumangol e todos os seus activos passam a ser inteira e unicamente detidos pela Sonangol”.