Connect with us

Mundo

PT anuncia candidatura de Lula da Silva às presidenciais de outubro

Partido dos Trabalhadores anunciou que antigo presidente brasileiro Lula da Silva será candidato do partido nas próximas eleições presidenciais do Brasil.

Published

on

Comissão Executiva Nacional do PT – Partido dos Trabalhadores esteve esta quinta-feira reunida no sentido de oficializar a candidatura de  Luiz Inácio Lula da Silva às próximas eleições presidenciais brasileiras.

O anúncio surge um dia depois Tribunal Regional Federal da 4.ª Região ter, não só, votado por unanimidade a condenação do antigo presidente como aumentado a duração da pena para 12 anos e um mês.

Recorde-se que, à luz da lei de Ficha Limpa, Lula da Silva será inelegível durante oito anos, uma vez que foi condenado por um coletivo de três juízes. Ele pode concorrer às eleições, se ativar um ‘efeito suspensivo’ da sua condenação porque ainda existem possibilidade de recurso à sua disposição.

Se, após esgotados todos os recursos, a condenação se mantiver, a sua candidatura será recusada (ou será impedido de assumir o cargo caso vença as eleições).

Gleisi Hoffman, presidente do Partido dos Trabalhadores, anunciou o apoio à candidatura de Lula, num comício do partido onde marcou presença Lula da Silva e Dilma Rousseff, como pode ver abaixo:

Lula da Silva garantiu ontem, quarta-feira, no mesmo dia da condenação, que “Só quando morrer irá parar de lutar” . A condenação ao antigo presidente não transitará em julgado, uma vez que ainda não estão esgotadas as suas hipóteses de recurso, que Lula irá apresentar, numa luta contra o tempo.