Connect with us

Politica

PRS e Bloco Democrático defendem reforma da CNE

Published

on

O porta voz do Bloco Democrático, Mwata Sebastião, defendeu este sábado, 19, a reforma da Comissão Nacional Eleitoral, por considerar que àquele órgão não está ao serviço de democracia.

O bloquista entende que Angola precisa de uma Comissão Nacional Eleitoral independente, “longe do poder executivo, e, que seja constituída por individualidades sem interesse no processo, e com credibilidade moral”.

Por seu turno, o Secretário para Organização do PRS, Manuel Ribaia, é de opinião que “a CNE há muito se auto exonerou do seu real papel, o dirigente renovador, assegura que a instituição é um órgão supostamente ao serviço do partido Estado”.

Ribaia disse, por outro lado, que quando chega o momento de colheita, ou seja, da contagem dos votos, a CNE marginaliza os comissários afectos à oposição, para engendrar a fraude eleitoral.

Este sábado, o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel da Silva Pereira, dirigiu as comemorações do 18° aniversário do empossamento dos primeiros membros da CNE, em 2005, sucessora do antigo Conselho Nacional Eleitoral, que organizou as primeiras eleições no país, em 1992.

Na cerimónia, foram homenageados os antigos responsáveis do Conselho Nacional Eleitoral, com realce para o seu primeiro presidente, António Caetano de Sousa, e o director-geral das eleições de 1992, Onofre dos Santos.

A Rádio Correio da Kianda sabe que, a cerimônia deste sábado, o Presidente da CNE disse que o Conselho e depois a Comissão Nacional Eleitoral sempre foram autónomos em relação ao Executivo, “embora houvesse uma ligação de colaboração entre si”, avançou.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.