Connect with us

Tecnologia

Província do Moxico ganha centro do INAMET

Published

on

A província do Moxico ganha, a partir desta terça-feira, 31, o centro dos serviços de Meteorologia para medir os parâmetros em altitude.

A infra-estrutura, construída de raiz, é inaugurada pelo Secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Borges Alé Fernandes e está localizada no Aeroporto Comandante Dangereux, na cidade do Luena, capital da província.

Denominada Robotsonda, a estação automatizada de mediação dos parâmetros meteorológicos em altitude, vem completar a rede nacional, depois das estações do aeroporto da Mukanka, na província da Huíla e no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.

A rede de Robotsonda, é um equipamente com tecnologia de última geração, concebido para modelar de forma realística as condições atmosféricas em altitude, variáveis de temperatura, direcção e velocidade do vento, humidade e pressão do ar, através do sistema de lançamento de balões de sondagem automatizados.

A instalação do equipamento deve-se a necessidade de captar, catalogar, tratar e disseminar em tempo útil, de forma sistemática, regular e intencional, informações sobre o tempo, o clima entre outras.

A nota de imprensa do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e comunicação Social, chegada à Redação do Correio da Kianda, refere que é um instrumento vital, pelo facto do seu carácter de previsibilidade contribuir para a qualidade de vida das populações.

Colunistas