Sociedade
Província do Huambo regista primeiro caso de cólera
O Huambo registou, nas últimas 24 horas, o primeiro caso de cólera, depois das províncias de Luanda, Icolo e Bengo e Malanje.
Trata-se de uma cidadã de 34 anos, que recentemente esteve na província de Luanda, no Município do Cacuaco.
O Director Clínico do Hospital Geral do Huambo, Elias Herculano, apresentou o estado da paciente e falou do tratamento que está a ser prestado.
“Tem um histórico de ter um vínculo epidemiológico com Luanda, propriamente Cacuaco, e que apresentou um quadro sugestivo, razão pela qual foi comunicada à equipa de vigilância epidemiológica e no final do dia tivemos a resposta de que o sinal deu positivo”, informou.
O Chefe de Departamento de Saúde Pública, Valentin Catolo, assegurou que já está a ser feito trabalho intenso para se apurar os cidadãos com quem a paciente manteve contacto.
“Nesta altura, já temos doze contactos, vamos continuar a monitorizar o processo, agora é preciso saber com quem a senhora interagiu ao longo da viagem, pois a mesma deslocou-se pela Macon”, adiantou.
O Ministério da Saúde comunicou que nas últimas 24 horas, foram registados 59 novos casos de cólera. Desde o início do surto, foi reportado um total cumulativo de 671 casos, sendo 484 na província de Luanda, 117 na província do Icolo e Bengo, 67 no Bengo, 2 na província de Malanje e 2 na província na província do Huambo, com idades compreendidas entre 2 e 81 anos, dos quais 345 “51%” do sexo feminino e 326 “49%” do sexo masculino.