Sociedade
Província da Lunda Norte acolhe acto central do Dia do Herói Nacional
A província da LundaNorte foi a escolhida para acolher este ano o acto central das comemorações dos 102 anos do primeiro Presidente de Angola, a assinalar-se esta terça-feira.
A cerimónia para saudar o 17 de Setembro será presidida pelo ministro da Cultura, Filipe Zau, acompanhado do ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca.
O evento será marcado com uma gala mÚsico-cultural, inauguração, actividades desportivas, palestras e exposição fotográfica sobre a vida e obra de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola.
As celebrações da data do nascimento de Agostinho Neto têm como objectivo enaltecer a figura e obra de António Agostinho Neto, reverenciar a sua contribuição na libertação de Angola e de África em particular na Região Austral.
A propósito das jornadas do 17 de Setembro, aberta na passada sexta-feira13, a vice-presidente do MPLA Luísa Damião considerou que a obra de Agostinho Neto sinaliza a necessidade de se vencer os desafios actuais, e reflecte o processo histórico e político dos angolanos.
A número dois do partido dos camaradas, reafirmou que os ideias de Neto são transversais e interpelam toda uma visa social, cultural, política e comunitária cujo entendimento é necessário continuar a promover no seio das novas gerações.