Connect with us

Politica

“Província da Huíla é eminentemente mineira”, diz Diamantino Azevedo

Published

on

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, destacou, nesta segunda-feira, 26, o potencial mineiro que a Huíla possui. Para além das rochas ornamentais, a província alberga o maior projecto de ferro em Kassinga, o primeiro projecto de ouro em produção no Chipindo, vários outros projectos auríferos em pesquisa e ainda o projecto de prospecção de Nióbio em Quilengues.

Diamantino Azevedo fez esta afirmação quando retribuía os votos de boas-vindas do governador da Huíla, Nuno Dala, no encontro com os operadores mineiros locais.

“Como vêem, não são apenas as rochas ornamentais. A província é eminentemente mineira”, aferiu, apelando, no entanto, que “a mineração deve ser feita em respeito à legislação, ao ambiente e apoio às comunidades”, recordou num comunicado ao qual o Correio da Kianda teve acesso.

O ministro, que faz-se acompanhar à Huíla dos embaixadores de Portugal, Espanha e Alemanha, esclareceu que Portugal e Espanha são parceiros do Sector no Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO), cujos resultados para a região Sul serão apresentados nesta terça-feira, 27 de Abril.

Disse também que o Reino de Espanha doou o Centro de Valorização de Rochas Ornamentais, a ser inaugurado no Dia do Mineiro Angolano, 27 Abril, ao passo que a congênere alemã do Instituto Geológico de Angola (IGEO) ajuda no estudo dos aquíferos subterrâneos da Huíla.

“Estamos também a estudar com a Alemanha uma cooperação no domínio da aplicação do hidrogênio como fonte de energia”, informou o governante.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania