Politica
Protectorado das Lundas apresenta verdadeiro mapa a União Africana
O Presidente do Manifesto do Protectorado das Lundas, Jota Filipe Malakito, enviou recentemente um mapa ilustrativo da antiga divisão de Angola ao Presidente da União Africana, Moussa Faki Mahamat.
Na carta que acompanha o referido mapa, Jota Filipe Malakito acusa a União Africana de inércia na resolução do diferendo que existe entre o Governo Angolano e a auto denominada Nação Lunda – Tchokwé. O político vai mais longe, e diz que as organizações europeias estão a ficar fartas com a incapacidade dos titulares da União Africana de cumprir escrupulosamente com o princípio da imparcialidade quanto a resolução AHG.
Segundo Jota Filipe Malakito, a lona de mapas e fotos apresentados a União Africana, tem como objectivo permitir que os responsáveis da organização continental sigam e conheçam bem a história de Angola, da Lunda Tchokwé e dos símbolos da sua representação internacional. Para o político, é importante que o mundo saiba por meio dos seus elementos constitutivos o que é o Estado Lunda Tchokwé, para que se acabe de uma vez por toda, com a ideia de que as reivindicações do protectorado são invenções criadas pelos seus lideres. O referido mapa também foi enviado aos responsáveis dos partidos políticos com assento parlamentar em Angola e ao Estado do Vaticano.
Veja aqui o teor do mapa em causa: