Connect with us

Partidos Politicos

Prosseguem reacções em torno do discurso do Presidente do MPLA

Published

on

Norberto Garcia disse que o discurso do Presidente do MPLA serviu para mostrar os desafios do MPLA para os próximos tempos, assegurando que o partido tem governado procurando melhorar as condições sociais das famílias.´

E Gonçalves Muandumba, membro do Secretariado do Bureau Político, reforçou que o congresso delineará orientações. tanto para o curto como para o longo prazo, sem sectorizar as preocupações nacionais.

Segundo ele, o objectivo é apresentar soluções específicas para problemas específicos enfrentados pelo povo angolano. Gonçalves Muandumba, reafirmou, por outro lado, que independentemente de existir no interior vozes contrárias, “o MPLA continua forte e coeso”.

O cientista político Eurico Gonçalves entende que o discurso do Presidente do MPLA, olhou essencialmente para as responsabilidades do partido na construção do processo de democratização em Angola e o reforço da unicidade interna

O comentador desta casa de rádio referiu, por outro lado, que a alteração dos estatutos visa fazer face a actual realidade política e democrática do país, que carecem de respostas pontuais do partido que sustenta o governo.

Já o jurista português Rui Verde disse à Rádio Correio da Kianda que é possível, legal e estatutariamente, a revisão dos estatutos do MPLA, para que João Lourenço assuma a liderança do partido, e indicar um cabeça de lista a presidência da República, mas, diz que o problema pode ser político, a semelhança do que ocorreu com José Eduardo dos Santos, então Presidente da República.

O também docente universitário, é de opinião que João Lourenço conquistou grandes ganhos ao nível na diplomacia, do ponto de vista externo e colocou Angola no centro das atenções do mundo, pelo que Rui Verde, diz que há uma diferença em relação a aceitação interna, e que, antevê uma revisão constitucional que possa criar a figura de primeiro-ministro que venha a dedicar-se para as questões domésticas.

Escute as declarações no Jornal da Rádio Correio da Kianda 




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD