Politica
Prosseguem reacções às mexidas na governação de João Lourenço
O secretário provincial do PRS no Huambo disse esta terça-feira, 16, que a nomeação de Pereira Alfredo como governador da província “não vai trazer nada de novo”.
Pereira Alfredo vai sair do Bié para substituir Lotti Nolika. Solya Selende, responsável dos renovadores sociais, revela que não nota grandes mudanças feitas pelo nomeado na vizinha província.
O PRS é um dos poucos partidos que defendem o federalismo como melhor sistema de governação. Solya entende que “só com a institucionalização de uma destas formas de administração do território e das comunidades que os problemas serão resolvidos não apenas na sua província como também no país”.
Situação diferente no Cuanza Sul. Vídeos postos a circular nas redes sociais mostram os moradores do Sumbe a comemorarem em passeata a saída de Job Pedro Castelo Capapinha, substituído por Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa, até então governadora de Cabinda.
Em Decretos divulgados esta segunda-feira, 15, o Presidente da República, João Lourenço, exonerou a Ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, e a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança. Foram igualmente exonerados, governadores de cinco províncias.