Connect with us

Politica

Prosseguem negociações entre Kigali e Kinshasa em Luanda

Published

on

Luanda recebe, a partir de amanhã, uma nova reunião ministerial entre a República Democrática do Congo e o Ruanda para discutir a proposta de paz para o leste da RDC, anunciou a presidência angolana.

A reunião resulta das recentes deslocações que o Presidente João Lourenço, na qualidade de mediador designado pela União Africana, efectuou a Kigali e a Kinshasa, nos dias 11 e 12 do corrente mês de Agosto, respectivamente, no âmbito das quais entregou uma proposta de acordo de paz, aos seus homólogos do Ruanda, Paul Kagame, e da RDC, Félix Tshisekedi.

No seu discurso, o presidente João Lourenço destacou o contributo da SADC na pacificação da região.

“As questões relativas à paz e segurança da nossa região continuam a estar no centro das nossas atenções e fazem parte das grandes prioridades da agenda da SADC, no âmbito da qual empreendemos um esforço colectivo para mantermos o clima de tranquilidade que, de um modo geral, prevalece na África Austral, embora se mantenha ainda o conflito no Leste da RDC, que constitui um desafio ao qual temos vindo a fazer face, com perspectivas animadoras”.

A proposta apresentada por João Lourenço surge na sequência da entrada em vigor do cessar-fogo entre a RDC e o Ruanda, no passado dia 04 de Agosto, mediado por Angola.

A República Democrática do Congo acusa o Ruanda de apoiar o movimento rebelde M23, para se apoderar dos recursos minerais do Leste do país, enquanto o grupo armado alega estar a defender uma parte ameaçada da população tutsi que vive na província do Kivu do Norte.