Politica

Proposta do OGE-2026 “não se ajusta aos desafios actuais do país” – UNITA

Publicado

em

A UNITA manifestou que o OGE-2026 “não se ajusta aos desafios actuais do país”. Para o deputado Olívio Nkilumbu, este OGE por ser o penúltimo da legislatura, deveria reflectir com maior precisão as necessidades económicas e sociais da população.

O maior partido da oposição defende um modelo de desenvolvimento económico inclusivo e considera que os números apresentados ainda não correspondem às reais exigências dos angolanos.

A visão foi defendida durante a declaração política da UNITA, no âmbito da apreciação do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2026, da 2.ª Reunião Plenária Ordinária da 4.ª Sessão Legislativa da V Legislatura desta segunda-feira, 17.

“O OGE de 2026, que é o penúltimo, da actual legislatura, um documento, que deveria ser a bússola das finanças públicas, arrisca-se a ser mais um exercício de ficção. Uma reafirmação do costume, incapaz de atingir o âmago dos problemas dos angolano, e questionamos veementemente a sua credibilidade. Estamos perante um documento que parece ignorar por completo a realidade económica do país e a própria história da execução orçamental dos últimos anos” disse Olívio Nkilumbu.

Já o MPLA, por sua vez, apontou os avanços registados desde a conquista da “paz definitiva” em 2002, que confirma que Angola se consolidou como uma nação unificada. O partido salientou que armas foram substituídas por instrumentos de trabalho e que antigos campos de batalha se transformaram em zonas de produção.

Entre os progressos apontados, para o presidente do Grupo Parlamentar, Reis Júnior, constam a reabilitação de estradas, pontes, escolas e hospitais, a reactivação da indústria, a promoção dos direitos humanos e o reforço dos sectores da agricultura, turismo e cultura.

Recordar que a proposta de Lei do OGE 2026, fixado em mais de 33 biliões de kwanzas, prevê de forma histórica pela primeira vez, uma maior contribuição do sector não petrolífero em relação ao petrolífero.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version