Economia
Proposta de negociações para adesão à Zona de Comércio Livre analisada em Luanda
A proposta do processo de negociações para adesão e implementação por Angola do protocolo sobre a Zona de Comércio Livre começou a ser discutida esta segunda-feira, 17, na capital angolana, em conformidade com as recomendações da trigésima terceira sessão do conselho de Ministros do Comércio da SADC.
No certame, vários peritos dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, abordaram as trocas de comércio livre a nível da região.
De acordo com o Secretário-geral da SADC, Kuram kassi, o objectivo principal é desenvolver o sistema económico na região e estimular o fomento ao emprego.
“Angola é a segunda maior economia da nossa região. Por conseguinte, prevêem-se ganhos, sobretudo para o sector privado e para a comunidade empresarial em geral”, afirmou.
E, o Director Nacional para a Integração e Desenvolvimento Económico, do Ministério da Indústria e Comércio, Anatólio Domingos, disse que Angola cumpriu todos pressupostos exigidos pela organização.
“Existe uma directiva ministerial do comité de ministros do comércio da SADC. Nós estávamos ligeiramente abaixo dos indicadores que a directiva estabelece. Então, fizemos este ajustamento”, disse.