Connect with us

Sociedade

Propinas dos colégios privados vão aumentar 30% no próximo ano lectivo

Published

on

A partir do próximo ano lectivo as propinas dos colégios privados vão aumentar 30 por cento. O anúncio é da Associação Nacional do Ensino Particular, que justifica o ajuste com aumento da inflação que se verifica no país.

De acordo com Manuel Macuéria, membro da organização, a subida será ajustada em função do investimento que tenha sido feito por cada colégio.

“Em princípio, os colégios não deveriam avisar mas para não haver arbitrariedade, vão divulgar. Cada colégio vai fazer a sua subida de acordo com a sua realidade”.

Segundo o representante da ANEP, há “um documento que diz que sempre que houver inflação acima do ano anterior deve se actualizar as propinas”.

Entretanto, o responsável apela calma aos pais e encarregados de educação, uma vez que a subida também depende do acordo com as instituições.

“Nem todas as instituições estão em condições de subir as propinas. O colégio que tiver condições, vai reunir com os pais e ver se estão em condições ou não devido os investimentos feitos durante o ano”, esclareceu.