Sociedade

Projecto Quilonga Grande garante reforçar em 80 por cento abastecimento de água em Luanda

Publicado

em

Localizado na província do Icolo e Bengo, o projecto Quilonga Grande vai reforçar o sistema de abastecimento de água na capital em cerca de 80 por cento.

A iniciativa vem fazer com que milhares de famílias tenham acesso regular ao precioso líquido, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população e reduzir as dificuldades no consumo de água potável.

O projecto Quilonga Grande é um projecto da EPAL, em que a previsão do término da obra está marcado para final de 2026.

Os moradores da capital e da província do Icolo e Bengo ainda enfrentam dificuldades no acesso de água potável.

Em declarações ao Correio da Kianda, os moradores relataram que são muitos bairros que ainda estão sem água o que os obriga a comprar bidões de água a 200 ou 300 kwanzas. Para sobreviver, dependem de vizinhos que têm tanque subterrâneo.

O Projecto Quilonga Grande vai captar água do Rio Kwanza que se estenderão para as torneiras de mais de 5 milhões de habitantes das duas províncias.

O Director de Projetos da EPAL, Edmundo Frederico, garantiu que o projecto vai melhorar o quadro de abastecimento de água na capital, e já têm os bairros que serão beneficiados.

“Temos em construção a nossa captação no município de Bom Jesus, num estado avançado de construção já em 54 por cento, numa extensão de 12 Km, onde está a ser construída a nossa estação de tratamento. Este projecto vai produzir perto de 80 por cento da capacidade actualmente de produção da Empresa Pública de Água. Tem uma zona de incidência directa que envolve os municípios de Catete, Mulenvos, Bom Jesus, Cabiri, Calumbo, Sequele, Viana, e Cacuaco”, disse, em declarações à RNA.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version