Connect with us

Lifestyle

Projecto Cine Geração By MTF apresenta ao público a diversidade da produção cinematográfica africana

Published

on

A produtora de audiovisual Geração 80 em parceria com a MultiChoice Angola, apresentam no dia 11 de Maio uma sessão de curtas-metragens de cinema africano contemporâneo, denominado Cine Geração By MTF.

O projecto Cine Geração By MTF, surge com o objectivo de trazer para o público amante de cinema a diversidade da produção cinematográfica de África, uma trajectória rica e abrangente que deve ocupar um lugar de destaque na história do audiovisual mundial e ao mesmo tempo estar presente nos grandes circuitos mundiais de cinema.  

Estas sessões surgem para dar visibilidade ao cinema africano no geral e, em particular, à produção cinematográfica dos realizadores formados pelo projecto de responsabilidade social do Grupo MultiChoice, o MultiChoice Talent Factory (MTF).

Serão apresentados filmes realizados pelos estudantes das Academias do projecto MTF e será seguida por uma série de debates, onde os cinéfilos poderão abordar com os realizadores, actores e produtores, diversos temas ligados à sétima arte e à vida após a experiência de formação. 

Estefânia de Sousa, Directora p/ os Assuntos Corporativos da MultiChoice Angola, afirma que “é uma grande oportunidade para a MultiChoice ter um espaço onde possa exibir filmes que são o resultado de um grande investimento que tem sido feito a nível das indústrias criativas africanas, mas é sobretudo, uma grande montra para estes jovens realizadores e contadores de histórias africanas, exibirem as suas obras num espaço tão conceituado como é o Cine Geração. Além disso, este espaço trará com certeza várias oportunidades de trabalho, através da visibilidade que proporciona”, acrescenta.

O projecto abre também espaço para um debate sobre o cinema africano, e tem presenças confirmadas dos estudantes Paulo Idalécio, co-realizador da série Njila, Adriano Dizongo e David Sapalo, todos antigos formandos da Academia da Zâmbia. 

O objectivo do Cine Geração By MTF é de usar o nosso espaço como montra de visibilidade dos trabalhos realizados pelos cineastas das academias MTF, exibindo os seus filmes e partilhando com o público angolano conteúdos de grande qualidade, pouco exibidos no circuito comercial “, afirma Ngoi Salucombo, Director Criativo da Geração 80.  

O Cine Geração tem uma programação de exibição semanal (todas às quintas-feiras) com foco exclusivo em filmes angolanos e africanos, visando a divulgação e promoção do cinema africano.


Data: 11 de Maio
Local: Cine Geração (Rua Ramalho Ortigão nº1, Alvalade)
17H00 – 20H30
O Lobolo” de Maira Tauacale
Bride Untangled” de Julie Ako
Omugwo” de Deladem Duki
Oko Ke Akueth” – Orire Lucky Nwani