Connect with us

Sociedade

“Programas do VIH liderados pela comunidade oferece benefícios para resposta a epidemia”

Published

on

O mundo assinala hoje o Dia de Luta Contra a SIDA, uma doença que continua a afectar milhões de pessoas.

A Rede Angolana das Organizações de Serviços da SIDA considera que investir em programas do VIH liderados pela comunidade oferece benefícios para a resposta a epidemia. O presidente da organização, António Coelho, chama a atenção para a necessidade de os governos e parceiros “apoiarem mais os papéis de liderança das comunidades que precisam de ser financiadas de forma plena e confiável, para permitir a expansão necessária dos serviços”.

Para o activista, investir em programas do VIH liderados pela comunidade oferece benefícios para a resposta a epidemia. Refere ainda que a SIDA, continua a ser um grande problema de Saúde Pública, quarenta anos depois.

António Coelho diz-se preocupado com os números de casos de transmissão dolosa do vírus, e sublinha que adolescentes e jovens estão entre as principais vítimas.

Dados indicam que Angola é um país com cerca de 33 milhões de habitantes com uma epidemia generalizada do VIH e com uma taxa de prevalência estimada em 2 por cento do vírus.

País possui mais de 300 mil pessoas com VIH/SIDA

Formado em radiojornalismo, com passagem por órgãos de comunicação social públicos e privados. Possui formação internacional em Comunicação e Multimedia. Estudante do curso superior de Gestão/Comunicação e Marketing.

Colunistas