Connect with us

Politica

Programa de migração digital da TPA está na fase piloto

Published

on

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, anunciou, nesta terça-feira, 01, que o programa de migração digital da Televisão pública de Angola (TPA) está na fase piloto e vai permitir o acesso a todo o território nacional da televisão digital por satélite.

”O sinal ainda é analógico, mas já foi feita a revisão dos transmissores para aumentar o acesso gratuito em sinal aberto”, disse.

Manuel Homem destacou ainda a necessidade de modernização dos serviços da Edições Novembro, RNA e TPA, numa jornada de campo que efectuou às infra-estruturas técnicas dos órgãos públicos de imprensa, nos municípios do Cazenga e Viana, em Luanda.

O ministro defendeu, por outro lado, uma programação das rádios Viana e Cazenga voltadas aos municípios com “o retrato fiel da realidade local e um serviço de comunicação que atende aos anseios da comunidade, principalmente, os jovens”, diz a nota a qual o Correio da Kianda teve acesso.

Manuel Homem iniciou a jornada de campo no parque gráfico da Edições Novembro no Cazenga, onde se faz a impressão e pré-impressão dos jornais, e terminou no centro emissor da RNA e da TPA em Viana.

“O ministro manifestou-se preocupado com a ocupação ilegal do terreno da zona onde está instalado o centro emissor da TPA e RNA e apelou à correcção do problema com a intervenção da Administração Municipal de Viana”, ressalta a nota.

A visita foi acompanhada pelo Secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, directores nacionais daquele Ministério e presidentes dos Conselhos de Administração dos órgãos públicos de Comunicação Social.