Sociedade
Programa de Especialização em Enfermagem prevê formar nove mil profissionais
O Complexo Isabel Fançony é o local escolhido para o lançamento do Programa Nacional de Especialização para os Cursos de Enfermagem – a primeira vez que o Ministério da Saúde irá oferecer esta especialização para esta franja de profissionais.
Segundo Adão Chimuanji, afecto ao Ministério da Saúde, serão oferecidos dez cursos de especialidade, nomeadamente: Médico Cirúrgico, Cuidados Intensivos, Dermatologia com ênfase em feridas e há também cursos relacionados a emergências, traumas e outros.
No arranque do evento será feito também o lançamento do portal onde estará disponibilizado um link e, através desse link, os profissionais poderão remeter as suas candidaturas obedecendo todos os critérios estabelecidos.
Terão acesso a especialização, todos os enfermeiros do Ministério da Saúde, com grau de licenciatura, e que já exerçam a função, e terão de ser cidadãos nacionais e estarem inscritos na Ordem dos Enfermeiros de Angola.
Este é um convênio do Ministério da Saúde com o Banco Mundial, em que prevê-se formar até 2028, 38 mil profissionais, destes, 9 mil serão enfermeiros.
Os cursos terão início na primeira quinzena de Janeiro, ministrados por profissionais nacionais doutores, mestres e especialistas, e na parte dos expatriados conta-se com profissionais do Brasil e Portugal.
Por Judith da Costa