Ligar-se a nós

Economia

Programa Angola Investe será substituído

Publicado

em

O programa Angola Investe, que tem a finalidade de facilitar crédito, será substituído por um novo programa que se ajuste ao contexto de restrição de recursos.

O novo programa deve ser anunciado em Dezembro deste ano ou no primeiro trimestre de 2019, informou o secretário de Estado, Sérgio dos Santos, que participou da sessão da Comissão Económica do Conselho de Ministros.

Sérgio dos Santos explicou que o programa vai concentrar recursos disponíveis para financiar a economia e limar as insuficiências do programa Angola Investe, que se acentuaram num cenário em que há escassez de recursos, atrelada a questões ligadas à capacidade institucional do Estado em acompanhar os projectos, dos empresários na elaboração dos mesmos e de acesso ao crédito para quem está distante dos centros das cidades.

O secretário de Estado para Economia disse que o processo de substituição do Programa Angola Investe vai começar em breve, envolvendo auscultação aos empresários, em relação as dificuldades de acesso ao crédito, aos bancos comerciais sobre questões inibidoras da concessão do crédito.

“Vamos ter em breve novos produtos financeiros, mais ajustados à realidade actual, tudo isso para financiar as iniciativas previstas no âmbito do PRODESI”, sublinhou.

O programa Angola Investe anuiu 515 financiamentos. Para o efeito, os bancos disponibilizaram um total de 120 mil milhões de Kwanzas.

O Estado, para fazer o apoio a estes projectos, teve despesas na ordem dos 50 mil milhões de Kwanzas para bonificar os juros, capitalizar o fundo de garantia de crédito e o fundo activo de capital de risco.

O próximo passo, segundo o secretário, será o levantamento da dívida vencida, sobretudo a de bonificação de juros, garantir o seu pagamento e cumprir com os planos financeiros da dívida que, de acordo com os estudos, vão ter desembolsos até 2024, caso o programa seja descontinuado agora.

C/ Angop

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD